O filme ganhador da Palma de Ouro "Assunto de família" é destaque na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


A 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibe hoje um dos longas-metragens de maior destaque da programação, o filme japonês "Assunto de família" (2018), do diretor Hirozaku Kore-eda (Pais e Filhos; Depois da tempestade), ganhador da Palma de Ouro esse ano. Como o próprio título já evidencia, a família é a matéria-prima para o desenrolar de toda narrativa tanto na construção das relações afetivas, no enfrentamento das dificuldades financeiras ou como fardo. 

A família em questão é composta pela senhora Hatsue Shibato (Kirin Kiki), Osamu Shibata (Lily Frankly), Shota Shibata (Kairi Jyo), Aki Shibata (Mayu Matsuoka) e Nobuyo Shibata (Sakura Ando). Todos dividem a mesma morada, um pequeno apartamento bagunçado e cercado de acúmulo de coisas, onde fazem as refeições juntos, trocam afetos e dormem sem nenhum tipo de privacidade. Pelo acaso da vida, Osamu e Shota após cometerem um furto em um supermercado deparam-se com a frágil e solitária Yuri (Miyu Sasaki), uma garotinha com marcas de agressão no corpo. Os dois a levam para casa, e, logo, ela é acolhida por todos os membros da família. 

Mesmo com mais uma boca para alimentar, os Shibata aparentam viverem felizes contornando o problema de dinheiro através de pequenos delitos e afeto. No entanto, um incidente envolvendo Shota e Yuri possibilita a revelação de segredos inimagináveis dessa família. 

Hirozaku Kore-eda que também assina o roteiro, mais uma vez retorna com a jornada de pessoas comuns, que nesse caso são nutridos pela potência transformadora do amor, independente de laços familiares ou não. Esse combustível meio em desuso nos dias atuais, possibilita a construção de uma história aparentemente corriqueira, sem nada demais, para no final deixar o público estarrecido, como se tivesse levado um soco no estômago. 

Segue abaixo as datas, horários e lugares de exibição do filme "Assunto de família". A 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 18 a 31 de outubro. Para maiores informações acesse o site 42 Mostra
CineBliss

Datas e Horários:
21/10 (domingo) - 17h45 - Cinesala
26/10 (sexta-feira) - 18h40 - CineSesc
27/10 (sábado) - 16h00 - Reserva Cultural



Ficha técnica: 

Assunto de família (Manbiki Kazoku)
Japão, 2018
Direção: Hirozaku Kore-eda
Roteiro: Hirozaku Kore-eda
Produção: Kaoru Matsuzaki, Akihiko Yose, Hijiri Taguchi
Montagem: Hirozaku Kore-eda
Elenco: Lily Franky, Sakura Ando, Mayu Matsuoka, Kirin Kiki, Kairi Jyo 

Comentários