42ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo - O documentário "Garotos que gostam de garotas" expõe a busca em desconstruir padrões masculinos violentos na Índia


O documentário "Garotos que gostam de garotas" (2018), da diretora Inka Achte, integra a programação da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com quatro sessões ao total durante o evento. A narrativa é centrada na figura do adolescente Ved, na periferia de Mumbai, quando se junta em um projeto destinado a desconstruir padrões masculinos violentos referentes ao modo de se relacionarem com as mulheres. 

O grupo de meninos é liderado por Harish, um homem de meia idade, gentil e atencioso, que além de buscar ajuda financeira para instituição também tenta estimular os jovens a se capacitarem. No caso de Ved, o estimulo vem através da dança, uma demonstração artística que o ajuda a lidar com um pai abusivo e controlador dentro de casa. 

Em um universo praticamente de figuras masculinas, a diretora transita entre o passado com homens violentos representado pelo pai de Ved e, a possibilidade de um futuro diferente para esses jovens por meio do diálogo e da transmissão para uma masculinidade sadia, sem envolver abusos físicos ou psicológicos sobre as mulheres. 

Lembrando que em 2012, em Nova Déli, ocorreu o fatídico caso de estupro coletivo de uma jovem de 23 anos dentro de um ônibus, onde fora estuprada por passageiros por quase uma hora, espancada com barras de metal e jogada pela janela com o veículo em movimento. O caso que chocou o mundo, repercutiu em vários protestos ao redor da Índia e na implementação de algumas leis em defesa da mulher.

Segue abaixo as datas, horários e lugares de exibição do documentário "Garotos que gostam de garotas". A 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 18 a 31 de outubro. Para maiores informações acesse o site 42 Mostra
CineBliss

Datas e horários
19/10 (sexta-feira) - 21h50 - Espaço Itaú de Cinema Augusta
20/10 (sábado) - 19h50 - Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
30/10 (terça-feira) - 20h45 - MIS Museu de Imagem e Som
31/10 (quarta-feira) - 15h15 - Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 




Ficha técnica: 

Garotos que gostam de garotas (Miehen Malli) 
Finlândia/ Índia/ Noruega, 2018
Direção: Inka Achte 
Roteiro: Inka Achte
Produção: Liisa Karpo
Fotografia: Sari Aaltonen, Riju Das, Malini Dasari, Jayanth Mathavan 
Montagem: Livia Serpa

Comentários