#CineBlissnoLAR - Recomenda narrativas que revelam as sombras de regimes ditatoriais e violentos

 

 

Na imersão pelo universo cinematográfico, o #CineBlissnoLAR destaca para curtir essa semana no sofá de casa filmes que revelam as sombras de regimes ditatoriais, opressores e violentos, assim como jornadas inspiradoras de afeto e pela busca da realização de um sonho. Para conferir todos os títulos, acesse: #CineBlissnoLAR

1 - Boi Neon (Boi Neon) 

Direção: Gabriel Mascaro 
Brasil/Holanda/Uruguai, 2015
Disponível em: Netflix
Detalhes: Em meio ao sertão nordestino, encontra-se um vaqueiro de curral que recolhe em suas viagens pela região restos de panos e manequins, revistas e outros apetrechos relacionados à moda, uma vez que sonha em um dia torna-se em um estilista no Pólo de confecções do Agreste.

 
 2 - Jogo de espiões (Spy Game)

Direção: Tony Scott 
Estados Unidos/Alemanha/Japão/França, 2001
Disponível em: Prime Video
Detalhes: Um espião da CIA prestes a se aposentar é surpreendido pela prisão de um de seus pupilos em um presídio chinês. Para evitar sua execução, o veterano corre contra o tempo para ajudá-lo de todas as formas, até mesmo contrariando às ordens da instituição.
 

3 - A casa dos espíritos (The House of the Spirits)
 
Direção: Bille August
Estados Unidos/Alemanha/Dinamarca/França/Portugal, 1993
Disponível gratuitamente em: YouTube 
Detalhes: O drama narra a jornada de uma família no Chile durante a década de 1920 até 1970. Nesse recorte temporal tem-se um homem simples que torna-se rico e casa-se com uma mulher com poderes paranormais, assim como lutas de classe e o advento da ditadura através do golpe militar que destitui o presidente Salvador Allende.   


4 - Sobre meninos e lobos (Mystic River)
 
Direção: Clint Eastwood  
Estados Unidos/Austrália, 2003
Disponível em: HBO Max 
Detalhes: Três amigos de infância traçam caminhos distintos após um incidente. Anos depois, eles se encontram novamente por conta de um trágico evento, e devido a isso, são obrigados a lidarem com as feridas abandonadas no passado.
 

5 - O novíssimo testamento (Le Tout Nouveau Testament)
 
Direção: Jaco Van Dormael  
Bélgica, 2014 
Disponível em: Reserva Imovision
Detalhes: Nessa divertida narrativa, Deus é um homem rabugento que passa o dia em frente ao computador atormentando as pessoas. Para vingar-se do pai, a filha mais nova decide mandar a data de morte para todos os habitantes da Terra e escrever seu próprio testamento. 
 

6 - O conformista (Il Conformista)
 
Direção:
Bernardo Bertolucci
Itália, 1970
Disponível gratuitamente em: #emcasacomsesc 
Detalhes: Situado em Roma, em 1938, um jovem realiza um serviço à pedido de Mussolini. Logo, em sua lua de mel em Paris, ele começa a vigiar um professor que fugiu da Itália por conta da ascensão fascista.
 

 


Comentários