CCBB São Paulo recebe a partir de hoje uma retrospectiva completa da obra de Charlie Chaplin
O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo apresenta a partir de hoje a Mostra Chaplin, uma oportunidade rara para contemplar e rever as obras cinematográficas que transformaram o ator inglês em um dos nomes mais famosos do cinema mundial. O evento que ocorre até o dia 2 de novembro, conta em sua programação com um total de 83 filmes, incluindo curtas, médias e longas-metragens.
Além dos filmes a mostra também apresenta sessão inclusiva, debate, curso e atividades para crianças. Para o curador José de Aguiar: "A maneira como Chaplin trata a figura dos mais desfavorecidos, dentro de uma visão humanista, permanece bastante atual. A inspiração que os problemas e dificuldades do início do século XX pareciam gerar em Chaplin, permanecem os mesmos até hoje. Essa é uma das razões pelas quais o seu personagem Carlitos, com seu espírito zombeteiro, ainda é capaz de gerar identificação com seu público contemporâneo".
Entre os destaques da programação estão títulos que marcaram a história do cinema, em particular a era muda, tais como "Luzes da Ribalta", "Tempos modernos", "O garoto" e "O grande ditador", sendo o último já situado na chegada do som. Tem-se também cerca de 20 filmes que serão exibidos em película (16mm), o que permite aos amantes de Chaplin terem uma experiência única.
A carreira de mais de 75 anos de Charlie Chaplin abrange não só os inúmeros clássicos do cinema, como também a cofundação da distribuidora United Artists e a condecoração de um Oscar honorário em 1972, pelo "efeito incalculável que teve em tornar o cinema a forma de arte deste século".
Comentários
Postar um comentário