A capital paulista recebe a partir de amanhã sua 49ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

 

A cidade de São Paulo tem o privilégio de sediar por mais um ano a Mostra Internacional de Cinema que começa amanhã (16) na capital e vai até o dia 30 de outubro. Em sua 49ª edição, o festival conta com uma programação repleta de diversidade com histórias complexas e emocionantes que representam diversas culturas e contextos sociais. 

Com aproximadamente 400 títulos, oriundos de 80 países, destaca-se 15 filmes que integram a seleta lista dos indicados pelos seus respectivos países para disputar uma vaga ao Oscar 2026 na categoria de melhor filme internacional. Dentre eles estão: “Foi Apenas um Acidente, concorrente pela França que logrou a Palma de Ouro esse ano em Cannes, e seu diretor Jafar Panahi, será o homenageado na Mostra com o Prêmio Leon Cakoff; "No Other Choice", de Park Chan-wook, representante da Coreia do Sul; "Jovens Mães", dos irmãos Dardenne, representam a Bélgica e são homenageados nesta edição com o Prêmio Humanidade; "O Som da Queda, de Mascha Schilinski, selecionado pela Alemanha, dentre outros.

A Mostra Brasil é composta por 85 filmes de novos diretores, de realizadores renomados, longas-metragens restaurados e mais. E, a sessão documentário conta com um total de 78 títulos. Também destaca-se nesta edição a exibição de duas ficções científicas do mexicano Guillermo del Toro, “Frankenstein” e “Cronos” (1992).

Para a noite de abertura, que ocorre hoje à noite na Sala São Paulo, haverá a exibição do filme "Sirât", de Oliver Laxe, vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes. Antes, será apresentado o curta-metragem "Como Fotografar um Fantasma", do diretor e roteirista Charlie Kaufman, cineasta que também será homenageado com o Prêmio Leon Cakoff nesta edição e estará presente na Mostra. Para maiores informações, acesse: https://mostra.org/

Comentários