"O melhor está por vir" celebra a magia do cinema por trás das câmeras


 
O diretor italiano Nanni Moreti (Habermus Papam; O quarto do filho) aventura-se novamente em ilustrar elegantemente o processo de se fazer cinema ao construir um filme dentro de outro filme por meio de "O melhor está por vir"(2023), que estreou na última quinta-feira (04) nas salas de cinema do país. Tal qual em Minha mãe (2015), em que uma diretora enquanto dirige uma narrativa cinematográfica é obrigada a lidar com diversos conflitos em sua vida pessoal, aqui tal jornada é empenhada pelo próprio cineasta no papel de Giovanni.
 
Impregnado pela fragrância mágica de cinefilia, a narrativa expõe as dificuldades e os prazeres no processo de realização de um filme, ao mesmo tempo em que Giovanni é obrigado a olhar para suas próprias convicções políticas e para seu casamento de longa duração com a produtora de seus filmes, Paola (Marguerita Buy). 

Traçado com vitalidade nostálgica à la Federico Fellini com personagens envoltos no universo circense, melancólicos e carismáticos, tem-se a reflexão crítica sobre quais caminhos futuros o cinema irá traçar ao ver-se na corda bamba atualmente impregnado por manuais de roteiro, histórias de cunho voltadas apenas para 'violência entretenimento' e narrativas feitas exclusivas para streaming com exibições em mais de 190 países.

"O melhor está por vir", com a maestria de Nanni Moreti encanta os corações do público com seu discurso conscientemente articulado em defesa do cinema. Cinema este que reúne em todo seu processo milhares de pessoas trabalhando em diversas áreas para que o resultado final possa transparecer uma experiência estética que afete de algum modo sua audiência. Não à toa, observa-se uma possível alusão desse tipo de 'fazer' cinema à uma confraternização familiar nutrida por discussões e conflitos, mas que no final destaca-se por demonstrações de carinho e amor. 
CineBliss****


Ficha Técnica: 

O melhor está por vir (Il sol dell'avvenire) 
Itália/França, 2023
Direção: Nanni Moretti 
Elenco:  Nanni Morett, Marguerita Buy, Mathieu Amalric 

 

Comentários