CineBliss confere o novo filme do brasileiro Karim Aïnouz "Firebrand" no Festival de Oostend, na Bélgica

 

O Blog CineBliss teve o privilégio de conferir no último sábado (28) durante o Festival de Cinema de Oosteand, região costeira da Bélgica, o título "Firebrand" (2023), primeira aventura na condução de um filme em língua inglesa do brasileiro Karim Aïnouz reconhecido por obras como "A vida invisível" (2019), "O céu de Suely" (2006) e "Madame Satã" (2002). A narrativa, que também fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes ano passado, novamente apresenta uma das características marcantes do cineasta ao dar voz a protagonistas mulheres cujas jornadas são permeadas pelo silenciamento. 

Em "Firebrand" tal ato de bravura feminina é realizado pela atriz sueca Alicia Vikander, interpretando com fervor a rainha Catherine Parr, sexta e última esposa do rei inglês Henrique VIII (Jude Law). Condizente com os métodos de governo de seu marido e cercada pelos privilégios de uma corte, ela difere-se das outras esposas ao torna-se regente do reinado por um tempo e por conta disso permitir-se dar asas para suas convicções libertárias em relação à Igreja e seus discípulos. 

Tal sentimento de rebeldia da protagonista, intercala-se muitas vezes com as repressões violentas e amedrontadoras por parte de Henrique VIII  que no auge de seu padecimento devido à gangrena em sua perna insiste em demonstrar seu poder e domínio a qualquer custo. Tal manifestação de autoridade sobre o o corpo feminino perpassa por cenas de punição, de isolamento e de estupro no casamento. 

Se o desenrolar da narrativa peca por um ritmo lento que às vezes não flui na conectividade como um todo demonstrando um certo engessamento, o mesmo não se diz com relação ao recorte histórico escolhido pelo cineasta no mapeamento de como as estruturas patriarcais se faz presente em qualquer espaço na sociedade ocidental por séculos. Não à toa que em uma das entrevistas concebidas por Karim Aïnouz durante o lançamento do filme em Cannes, ele disse que tal obra "... é, para mim, como uma canção contra o patriarcado. Não só devemos acabar com ele, temos de matá-lo" 
"Firebrand" tem data prevista de estreia para junho de 2024 no Brasil. 
CineBliss****




Ficha técnica: 

Firebrand (Firebrand) 
2023
Direção: Karim Aïnouz 
Roteiro: Jessica Ashworth, Henrietta Ashworth
Elenco: Alicia Vikander, Jude Law, Simon Russell Beale

Comentários