"As Bestas" desenha com preciosidade o âmago das tensões identitárias e financeiras numa Europa 'sustentável'


Estreia amanhã (25) nas principais salas de cinema do país o filme "As Bestas"(2022), dirigido pelo espanhol  Rodrigo Sorogoyen que integrou o Festival de Cannes e logrou no ano passado nove prêmios Goya, maior premiação do cinema na Espanha. Inspirado em uma história real sobre conflitos de interesses entre vizinhos, o drama penetra diversas camadas das tessituras das relações humanas e cria um cenário de pura tensão e angústia.

De uma lado, tem-se o casal francês Antoine (Denis Ménochet) e Olga (Marina Foïs) residentes em um vilarejo na região da Galícia, Espanha, com um projeto de vida que visa uma agricultura sustentável. Do outro, encontram-se seus vizinhos Brexo (Gonzala García ) e Xan (Luis Zahera), moradores que nasceram no local e anseiam por melhorar de vida através da oportunidade de assinar contrato com uma usina eólica. 

Por se posicionarem em lados opostos, tais personagens são obrigados à experimentarem situações que lhes exprimem o sabor amargo das disputas identitárias, de ambições esquecidas, de vidas tragadas à mera sobrevivência e da performance masculina de intimidação e violência que geram pulsões agressivas.

Nesse duelo travado entre homens que sobressaem a rivalidade sob pontos de vistas entre o novo vs velho, intelectualidade vs ignorância e estrangeiro vs procedência, sobram às mulheres acompanhadas de suas solidões forçadas recorrerem à terra, ao cuidado ao outro e a perseverança para trilhar um novo caminho em que os verbos encharcados de valores femininos como cooperar, acalentar, cuidar e amar sejam incorporados nos discursos para ações que visem transformações profundas na fronteira desse binarismo truculento ainda tão presente na sociedade ocidental. 
CineBliss*****
 

Ficha técnica: 

As bestas (As Bestas) 
França/Espanha, 2022
Direção: Rodrigo Sorogoyen 
Elenco: Denis Ménochet, Marina Foïs, Luis Zahera, Gonzala García 

Comentários