#CineBlissnoLAR - Sugestões de títulos cujos personagens transbordam as brutalidades viris e emocionais

 

Se por um lado as dicas do #CineBlissnoLAR para esta semana evocam características tidas como masculinas como a violência e a demonstração de virilidade, do outro, há duas sugestões de narrativas que refletem sobre a questão do corpo feminino inserido dentro de sociedades patriarcais. Para conferir todos os filmes, acesse: #CineBlissnoLAR  

1 - Touro indomável (Raging Bull)
 
Direção: Martin Scorsese 
Estados Unidos, 1980 
Disponível em: Amazon Prime Video 
Com uma narrativa centrada na jornada de um pugilista peso médio, o filme expõe a ascensão e a queda do atleta por conta de seu temperamento violento e possessivo que permeia tanto a vida profissional quanto a pessoal.
 

2 - O céu de Suely (O céu de Suely) 
 
Direção: Karim Aïnouz 
Brasil, 2006
Disponível em: Netflix 
Uma jovem mãe retorna de São Paulo para sua cidade natal no interior do Ceará e aguarda a vinda do pai do menino. Todavia, as semanas passam e o homem não aparece. Para conseguir sair da miséria do lugar ela decide rifar o próprio corpo e comprar uma passagem para outro local que possibilite a ela começar uma nova vida. 
 
 
3 - Cães de Aluguel (Reservoir Dogs) 
 
Direção: Quentin Tarantino 
Estados Unidos, 1992
Disponível em: HBO Max 
Um famoso criminoso reúne seis bandidos desconhecidos para fazerem um assalto. Durante o ato algo não acontece como planejado e eles são obrigados à deslocarem para um refúgio com intuito de se esconderem e também acusarem um ao outro sobre quem cometera traição.
 

4 - Resposta de mulheres: Nosso corpo, nosso sexo (Réponse de Femmes: Notre Corps, Notre Sexe) 

Direção: Agnès Varda 
França, 1975 
Disponível em: MUBI  
Um grupo de mulheres brancas e europeias expõem para a câmera da cineasta conflitos sobre o fato de serem mulheres em uma sociedade patriarcal. 
 

Comentários