#CineBlissnoLAR - Seleção de filmes impulsionados pelos questionamentos sobre a morte, a velhice e o luto

 

No entrelaçamento de questionamentos sobre a morte, a velhice e o processo de luto, o #CineBlissnoLAR lança luz sobre esses temas através de indicações de filmes que se dispõem a discutirem essas angústias humanas sob uma perspectiva afetuosa. Tal como, outras narrativas que dialogam sobre os vícios e os novos despertares para a vida. Para visualizar todos os títulos recomendados, acesse: #CineBlissnoLAR

1 - Drive my car (ドライブ・マイ・カー) 
 
Direção: Ryusuke Hamaguchi
Japão, 2021
Disponível em: MUBI 
Um ator e diretor de teatro de sucesso tem em sua parceira de vida e profissional o alicerce para sua criatividade e afeto. Após a morte súbita da esposa, ele mergulha em um abismo de sofrimento e culpa. Dois anos depois do falecimento da amada, ele é convidado a dirigir uma peça teatral na cidade de Hiroshima. No local, ele é obrigado a ter como motorista uma jovem e, justamente, nos trajetos de ida e volta ao trabalho que os dois despertam para compartilharem suas dores do luto ainda presas em seus âmagos.
 

2 - Réquiem para um sonho (Requiem for a Dream)
 
Direção: Darren Aronofsky  
Estados Unidos, 2000
Disponível em: Amazon Prime Video 
Com uma narração frenética e angustiante, o filme dialoga com pessoas que são arremessadas em vivenciarem o fundo do poço da alma através de seus vícios. De um lado, há o casal apaixonado cujo uso constante de heroína interrompe o sonho de construirem algo juntos, do outro lado, a mãe do jovem que para participar de seu programa favorito da televisão decide tomar pílulas de emagrecimento para vestir seu vestido favorito.
 

3 - Samba (Samba) 
 
Direção: Eric Toledano, Olivier Nakache  
França, 2014
Disponível em: Netflix  
Um imigrante senegalês vive na França há dez anos trabalhando em subempregos e sonha em conseguir uma permissão para usufruir da legalidade no país. Ao ser capturado pela polícia, ele conhece uma ex-executiva de empresa que após sofrer problemas de saúde por conta da profissão começa a dedicar-se ao voluntariado de pessoas em situações de ilegalidade. Por conta desse encontro, os dois são afetados por sentimentos um pelo outro, mas que é assombrado pelas nacionalidades distintas.
 

4 - As rainhas da torcida (Poms) 
 
Direção: Zara Hayes  
Estados Unidos/Reino Unido, 2019
Disponível em: HBO Max  
Uma mulher com seus mais de 60 anos de idade decide mudar-se para uma comunidade de aposentados para que possa esperar pela morte. No entanto, no local ela conhece outras mulheres com a mesma faixa etária que continuam dispostas a viverem cada dia de suas vidas com alegria. Dessa forma, elas criam um grupo de líderes de torcida e inscrevem-se para um concurso. 
 

5 - Em três atos (Em três atos) 
 
Direção: Lucia Murat
Brasil, 2015
Disponível em: Reserva Imovision 
Com diálogos inspirados na obra de Simone de Beauvoir aos 85 anos quando deparou-se com questionamentos sobre a velhice e a morte ao relembrar o falecimento da mãe, a narrativa cinematográfica mistura dança contemporânea com monólogos para lançar um olhar afetuoso sobre esses temas tão tabus para a sociedade ocidental.  
 

 

 

Comentários