"On the Rocks" preza por esbanjar vivacidade na construção da relação afetiva entre pai e filha



A cineasta norte-americana Sofia Coppola, responsável por longas-metragens famosos como "Encontro e Desencontro"(2003), "As virgens suicidas"(1999), "Maria Antonieta"(2006) e "O estranho que nos amamos"(2017), retoma a parceria com o ator Billy Murray para seu mais recente trabalho, "On the Rocks" (2020). Disponível na plataforma de streaming Apple TV+, a comédia com pitadas dramáticas proporciona uma curiosa radiografia sobre a relação entre pai e filha na contemporaneidade através de conflitos de gerações relacionados a questão da mulher e dos laços afetivos.

Se em "Encontro e Desencontro", o ator exala um certo ceticismo em relação à vida e uma crise de meia idade, em "On the Rocks" o personagem Felix é totalmente o contrário. Desfrutador das coisas boas da experiência humana, este bom vivant ao reencontrar sua filha Laura (Rashida Jones), uma mulher casada e mãe de dois filhos, à conduz para uma aventura à lá detetives particulares para desvendar se o marido a está traindo. Por meio desta justificativa, os dois imergem em uma jornada de reflexão sobre o elo paterno e os desgastes da vida a dois. No caso da filha, a imersão apresenta-se com um tom mais apreensivo pois reverbera questões atuais sobre as multifunções destinadas as mulheres.   

Laura, com seus quase quarenta anos de idade ecoa as tensões entre uma rotina exaustiva dos cuidados da casa, dos filhos e do marido versus a falta de tempo para dedicar-se ao trabalho e a si mesma. Sentido oposto do marido, que tem a oportunidade de direcionar toda sua atenção para o lado profissional. Assim como em outras protagonistas da cineasta, esta também transparece a sensação de não pertencimento ao meio inserido.

Com um roteiro leve, divertido e de um certo modo provocador no tocante à certas atitudes masculinas incorporadas pela figura paterna, o filme desenha com cuidado a construção do vínculo afetivo entre Laura e Felix. Porém, observa-se uma queda de qualidade na narrativa do meio para o final, quando as soluções para os conflitos são projetadas através de uma superficialidade. 

Por mais que o foco seja na personagem da filha com suas perturbações matrimoniais e pré rito de passagem, não há como negar o brilhantismo que cerca a tela quando aparece o personagem de Billy Murray. As cenas com a presença do ator são de puro encantamento e vivacidade, corporificando a figura do mentor que preza pelo gozo da vida e um cinismo jovial.
CineBliss****


Ficha técnica: 

On the Rocks (On the Rocks)
Estados Unidos, 2020
Direção: Sofia Coppola
Roteiro: Sofia Coppola 
Elenco: Billy Murray, Rashida Jones, Marlon Wayans

Comentários