"Minha irmã" pulsa com amor e dor o laço afetivo entre dois irmãos

 

O filme suíço "Minha irmã", das cineastas e roteiristas Stéphanie Chuat e Véronique Reymond, estreia hoje nas salas de cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Recife e Florianópolis. Representante da Suíça para concorrer a uma vaga ao Oscar 2021 na categoria Melhor Filme Internacional, o drama aborda a jornada de entrega e cuidados da personagem Lisa (Nina Hoss) frente ao diagnóstico de câncer do seu irmão gêmeo, Sven (Lars Eidinger). Ambos com carreiras no teatro - ela na parte da dramaturgia e ele como ator -, por conta da doença os dois são obrigados à imergirem no abismo de seus próprios conflitos e medos.

Lisa, mãe de dois filhos e casada com um diretor de escola internacional, depara-se com seu recalque em relação ao processo de escrita e como essa escolha reverbera em um distanciamento de si própria. Ao concordar com a mudança de país por conta do trabalho do marido e de assumir as responsabilidades de Sven, a protagonista embriagada-se com a acumulação de papéis e o quanto isso à direciona para labirintos emocionais fora de sua zona de conforto. Já Sven, luta de todas as formas para ludibriar a doença apegando-se ao seu amor pela atuação no teatro. 

Os irmãos gêmeos unidos não só durante o processo de gestação, mas no decorrer dos anos da vida, pulsam a cada olhar ou gesto o amor e a admiração que sentem um pelo outro. Esse laço fraterno transpira a cumplicidade do bailado de sentimentos aos quais os dois personagens são submetidos, sem pestanejar para um drama redundante, e sim numa amostragem da realidade nua e crua.

Embalados pelo universo artístico, em particular o teatro e a música clássica como trilha sonora, "Minha irmã" lembra de uma certa forma a trama italiana "Minha mãe" (2015), de Nanni Moretti, no modo como a protagonista flerta com a negação da iminência da morte de alguém querido e como isso reflete em todos os aspectos de sua vida. Ambos os títulos criam uma tessitura profunda e sensível sobre as relações familiares e o sabor amargo de lidar com as despedidas.
CineBliss****


Ficha técnica: 

Minha irmã (Schwesterleis)
Suíça, 2020
Direção: Stéphanie Chuat, Véronique Reymond
Roteiro: Stéphanie Chuat , Véronique Reymond
Elenco:  Nina Hoss, Lars Eidinger, Marthe Killer

Comentários