Festival do Rio - "Amnésia" propõe uma reflexão sobre o passado e o presente alemão através de duas gerações


A ensolarada e paradisíaca ilha de Ibiza (Espanha), é o cenário escolhido pelo diretor Barbet Schroeder (Cálculo mortal), para introduzir sua trama "Amnésia" (2015), cujo foco permeia certos obscurantismos do passado alemão. Nesse local de luz e calor, encontra-se Martha (Marthe Keller), uma mulher de meia-idade que vive sozinha, em uma casa simples de frente para o mar. Ao ser surpreendida por seu novo vizinho, Jo (Max Riemelt) - jovem alemão que sonha em ser DJ - os dois iniciam uma amizade. 

À medida que Martha e Jo, tornam-se íntimos, diversas questões relacionadas ao passado misterioso da primeira, despertam. Num primeiro momento, sobre o fato de Martha escolher comunicar-se em inglês, sem que seja sua língua nativa. Outro aspecto, dá-se pela presença de um violoncelo, que se recusa à tocar. Imersa em um passado sombrio, Martha nega de todas as maneiras qualquer elemento da cultural alemã.

Com um roteiro provocativo, no sentido de refletir sobre quais caminhos à seguir após uma história tão marcada de brutalidade e horror, o filme apresenta algumas possibilidades escolhidas por diferentes gerações. Para intensificar esse aspecto, o longa utiliza-se de um jogo de contrastes, entre luz versus escuro e música clássica versus eletrônica. 

As paisagens deslumbrantes de Ibiza, com a refinada fotografia, dão um toque especial, nessa jornada de amizade. Por sua vez, a trilha sonora, tem um papel fundamental na narrativa, como mecanismo para construir carreiras profissionais ou simplesmente curar dores do passado. Sem deixar-se contaminar por maneirismos, o longa aufere sensibilidade em relatar a culpa de uma nação, de um passado ainda não tão distante.
CineBlissEK
*Visto durante o Festival do Rio 2016



Ficha técnica: 

Amnésia (Amnesia)
2015, França/Suiça
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: Barbet Schroeder, Emilie Bickerton, Peter F. Steinbach, Susan Hoffman
Produção: Margaret Ménégoz, Ruth Waldburger
Fotografia: Luciano Tovoli
Elenco: Marthe Keller, Max Riemelt, Bruno Ganz

Comentários