Uma homenagem ao mestre do suspense Alfred Hitchcock com seus 10 melhores filmes


O diretor inglês Alfred Hitchcock nascido em 13 de agosto de 1899 até hoje continua sendo considerado o mestre do gênero suspense no universo cinematográfico mesmo depois de 35 anos de sua morte. O cineasta começa sua carreira com filmes mudos em Londres, porém em Hollywood ganha destaque e se consagra como um mestre do cinema. Até os anos de 1950, sua carreira baseava-se em thrillers psicológicos, com maestria em manipular o medo e o pânico em sua plateia assim como o uso de trilha sonora para aumentar o grau de suspense.

Os críticos de cinema na França na revista Cahiers du Cinéma, Jean Luc Godard, François Truffaut e Claude Chabrol (futuros cineastas e fundadores da Nouvelle Vague) identificaram nas obras cinematográficas de Hitchcock marcas registradas e estilos próprios elegendo-o como autor, ou seja, assim como a literatura ou as artes plásticas têm seus autores, o cinema possuí o mesmo, e dessa forma cria-se a expressão "cinema de autor", ao qual assim como Alfred Hitchcock outros cineastas também são colocados nesse patamar.

Esse mestre do cinema aparece como figurante em 39 de seus 52 filmes, o que na época geralmente causava uma expectativa por parte de seu público em identificar o momento de sua aparição. Assim como a presença rápida na maioria de suas obras, o diretor também cria outros elementos cinematográficos singulares ao qual eleva sua posição como um grande diretor. Algumas características surgidas em seus filmes são até hoje copiadas em várias histórias, como: o close de objetos chaves para a narrativa; a figura do vilão inocente que para se ver livre da acusação busca o real culpado; o conceito MacGuffin, objeto inserido na trama para alavancar a história sem real importância no decorrer da narração; e claro a utilização de trilha sonora para gerar uma tensão maior e criar o suspense. Para esse último o diretor teve a parceria com o compositor musical Bernard Herrmann.

A contribuição de Alfred Hitchcock para o cinema com a criação de seu próprio estilo influencia até hoje filmes contemporâneas e a maneira de elaborar suspense psicológico tão intenso ainda faz dele único e mestre do gênero suspense. Dessa forma o CineBlissEK, formula a lista com os 10 melhores filmes do cineasta para a plateia admiradora de histórias com roteiros estruturados, surpresas no decorrer da trama, time de estrelas de Hollywood e uma alta dose de pavor e susto. Confira e eleja qual a melhor obra de Alfred Hitchcock.


Psicose (Psycho)
1960


Após roubar a imobiliária onde trabalha a jovem Marion (Janet Leigh) foge para se encontrar com o amante, porém durante a fuga devido ao cansaço e a chuva para em um motel para descansar. O motel Bates possuí no dono Norman Bates (Anthony Perkins) uma figura estranha, misteriosa com uma simpatia forçada. Em sua hospedagem no motel, Marion desaparece e origina uma investigação para saber do seu paradeiro, porém nessa busca outras coisas são reveladas.O filme conta com uma das cenas mais famosas do cinema, em que Marion está no chuveiro e é surpreendida por uma pessoa ao som de uma eletrizante trilha sonora.


Um corpo que cai (Vertigo)
1958


O policial aposentado Scottie (James Stewart), afastado devido ao trauma de acrofobia (medo de altura), tem sua muda vida completamente mudada quando é contratado por um amigo para seguir sua esposa Madeleine (Kim Novack). Nessa jornada de investigação ele salva a vida da jovem e apaixona-se por ela. Contudo as reviravoltas da história trás incidentes surpreendentes que mesmo o detetive com seu medo de altura tem que superar. 


Os Pássaros (The Birds) 
1963


Quando a socialite Melanie (Tippi Hedren) decide fazer uma visita para um suposto namorado em uma pequena cidade para entregar pessoalmente um pássaro, ela acaba se deparando com estranhos acontecimentos no vilarejo. Pássaros começam a surgir do nada e aterrorizar a população local, fazendo vítimas fatais.


Janela Indiscreta (Rear Window)
1954, 


O fotógrafo L. B. Jeffries (James Stewart) após sofrer um acidente paralisando sua perna, tem sua rotina baseado em apenas ficar sentando em uma cadeira de rodas observando a janela. Por passar muito tempo nesse atividade, ele começa a observar com uma lente teleobjetiva o dia a dia de seus vizinhos e a criar suas próprias teorias sobre cada um deles. Nesse universo de espionar os moradores, ele acredita que um vizinho tenha matado a esposa e decide investigar o crime em sua cadeira de roda com ajuda de sua namorada Lisa (Grace Kelly).


Disque M para matar (Dial M for murder)
1954


Um ex-tenista Tony Wendice (Ray Miland) chantageia um amigo de faculdade para matar sua esposa Margot Mary Wendice (Grace Kelly) para receber o dinheiro do seguro. Para essa façanha ele planeja criar o álibi de ir à um jogo de cartas, enquanto o assassino elimina sua esposa. No momento da ligação para sua casa percebe que algo saiu fora do planejado resultando numa trama repleta de surpresas e reviravoltas.


O homem que sabia demais (The man who knew too much)
1956


Durante as férias no Marrocos o casal americano Ben McKenna (James Stewart) e Jo McKenna (Doris Day) é acidentalmente testemunha de um assassinato, ao qual a vítima suspira algumas palavras para Ben. Para impedi-lo de informar a polícia os assassinos sequestram o filho do casal e faz com que as férias da família se torne no maior pesadelo de suas vidas.


Intriga internacional (North by Northwest)
1959


 Roger Tornhil (Gary Grant) é confundido com um espião, para tentar esclarecer a situação ele decidi ir até a ONU buscar por alguém que o possa ajudar, contudo essa única pessoa é morta em sua frente fazendo dele o principal suspeito. Nessa jornada de provar a sua inocência ele conta com a assistência da jovem Eve Kendall (Eva Marie Saint). 


Pacto Sinistro (Strangers on a train)
1951


Dois desconhecidos em uma mesma cabine de trem conversam sobre suas vidas, nesse diálogo o tenista Guy Haines (Farley Granger) confessa o quanto odeia sua mulher e o herdeiro de uma fortuna Bruno (Robert Walker) diz sentir o mesmo pelo pai. Juntos eles elaboram um plano de cada um exterminar a pessoa odiada, para o tenista a ideia não passa de uma piada, porém para Bruno a estratégia deve ser seguida à risca.
 

Ladrão de Casaca (To catch a thief)
1955


Um ex-ladrão John Robie (Cary Grant) decide ajudar a polícia da Riviera Francesa a capturar um roubador de joias que está fazendo várias vítimas, entre elas a viúva rica Frances Stevens (Grace Kelly). Sua ajuda se torna de extrema necessidade já que ele também é considerado um suspeito pelos roubos.


Interlúdio (Notorious)
1946

Um trama de suspense e romance, o filme trás a jovem Alicia (Ingrid Bergman) filha de um espião nazista que tem a missão de viajar para o Rio de Janeiro para se encontrar com outro espião. Para sua ajuda ela conta com Davlin (Gary Grant) um agente americano que no caminho se apaixona por ela.

Comentários