Em homenagem a Stanley Kubrick que está na Mostra do Caixa Belas Artes, o CineBlissEK seleciona os cinco melhores filmes do diretor


O cinema Caixa Belas Artes na Avenida Consolação em São Paulo está com uma Mostra em homenagem a um dos maiores cineastas, o americano Stanley Kubrick. A Mostra que acontece entre os dias 3 a 8 de abril traz os últimos filmes do diretor para deleite do telespectador que admira esse gênio do cinema.

Stanley Kubrick (1928-1999) que é considerado pelos críticos como perfeccionista e obsessivo tinha como padrão repetir diversas vezes a tomada de uma cena até conseguir chegar a perfeição. O legado do diretor foi a habilidade de dirigir filmes de diversos gêneros como: ficção científica (2001 - Uma odisseia no espaço, 1968); terror (O iluminado, 1980); guerra (Nascido para matar, 1987); filme de época (Barry Lyndon, 1975); épico (Spartacus, 1960); sátira (Dr. Fantástico, 1965); drama (De olhos bem fechados, 1999); violência urbana (Laranja mecânica, 1971) entre outros.

Seguindo a Mostra do Caixa Belas Artes o CineBlissEK seleciona os cinco melhores filmes do diretor que com sua precisão técnica é considerado como um dos mais completos, inovadores e influentes cineastas da história cinematográfica.


2001 - Uma odisseia no espaço 
(2001 - A space odyssey), 1968

Considerado por muitos como um dos maiores filmes já feito na história do cinema, o clássico de ficção científica narra em três períodos a evolução do ser humano, desde os primórdios com os macacos até o mais avanço tecnológico do homem com a nave Discovery controlada pelo computador Hal. O desenvolvimento de cada estágio acontece com a descoberta do monólito. 
Um filme repleto de efeitos especiais, imagens belíssimas e a abordagem de questões filosóficas e religiosas.



O iluminado
(The shining), 1980

Baseado no best-seller do autor Stephen King o filme narra a jornada de um escritor desempregado e sua família quando este consegue um emprego como caseiro de um hotel assombrado durante a baixa temporada. Conforme o inverno se torna rigoroso o escritor começa a sentir de um forma assustadora o isolamento e se torna um perigo para sua própria família.



De olhos bem fechados
(Eyes wide shut), 1999

O último filme do diretor traz a história de um casal de classe econômica alta envolvidos num jogo de sedução, ciúmes e mistérios. De um lado a mulher com suas revelações de se sentir atraída por outros homens e do outro o marido em busca de relações extraconjugais. 



Laranja Mecânica
(Clockwork orange), 1971

Um grupo de jovens delinquentes se aventuram pelas ruas de uma Inglaterra futurística à procura de atos violentos, contudo em um de seus crimes o líder é preso e submetido a uma reeducação na prisão. Os ensinamentos baseado na técnica de reflexos condicionados busca exterminar o instinto violento do jovem que é colocado à prova quando este consegue a liberdade.
                                     
                             


Nascido para matar
(Full metal jacket), 1987

O filme narra o treinamento de jovens americanos para combater na Guerra do Vietnã, o sargento responsável por essa preparação utiliza de técnicas cruéis e fanáticas o que acaba produzindo soldados parecidos com máquinas de matar.

                               


Comentários