"Folhas de Outono" revela com simplicidade e humor o despertar do afetar-se pelo outro

 

Estreou recentemente na plataforma de streaming MUBI um dos filmes mais aguardados do ano, o finlandês "Folhas de Outono" do diretor Aki Kaurismäki (O porto, O homem sem passado), laureado na última edição do Festival de Cannes com o prêmio do Júri. O famoso e lucrativo clichê de narrativa focada no menino encontra menina, aqui ganha contornos espontâneos, cômicos e por que não com críticas políticas e econômicas.

De um lado, tem-se a estoquista de supermercado Ansa (Alma Pöysti) e, do outro encontra-se Holappa (Jussi Vatanen), um trabalhador que vive de subempregos. Ambos se solidarizam na solidão, na alienação do trabalho exaustivo e em vidas tragadas pelo ritual de mera sobrevivência. Quando suas jornadas se cruzam, o destino faz o favor de desarranjar as estruturas do que talvez poderia ser um romance até o momento que os dois tenham confrontado com suas angústias e vícios.  

Tal construção da narrativa, nutrida por poucos diálogos, tem o cinema como combustível para trilhar esses futuros amantes. Tanto no sentido do local tornar-se um possível ponto de encontro para eles como também no espaço de válvula de escape de suas rotinas. Não à toa, o título visto pelos dois "Os mortos não morrem" (2019) do diretor Jim Jarmusch, faz alusão à suas próprias sinas em identificarem-se com os personagens zumbis que não estão nem vivos nem mortos, apenas perambulando pelos caminhos da existência. 

Ao mesmo tempo que o filme se banha de uma paleta de cores de vermelho e azul voltadas para ares obsoletos e objetos um tanto quanto nostálgicos como o rádio como meio de comunicação, tem-se como pano de fundo temas com alto teor de contemporaneidade como a continuidade do diretor em dar destaque para a classe trabalhadora e suas mazelas como fizera em obras anteriores e, no caso específico de "Folhas de outono", em também dar destaque para as notícias nada agradáveis sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia, o último país vizinho à Finlândia.
CineBliss*****

Ficha técnica: 

Folhas de outono (Kuolleet lehde) 
Finlândia, 2023
Direção: Aki Kaurismäki 
Roteiro: Aki Kaurismäki 
Elenco: Alma Pöysti, Jussi Vatanen, Janne Hyytiäinen

Comentários