"Mais que especiais" ilumina métodos mais afetuosos para cuidar de pessoas autistas


Os realizadores franceses Olivier Nakache e Éric Toledano, responsáveis pelo sucesso de bilheteria "Os intocáveis" (2011), lançam em algumas salas de cinemas* do país seu mais recente trabalho, "Mais que especiais" (2019). Baseado em uma história real, o drama com pitadas precisas de jovialidade partilha a jornada frenética e ao mesmo tempo acolhedora de dois homens, Bruno (Vincent Cassel) e Malik (Reda Kateb), em suas associações sem fins lucrativos que cuidam de pessoas autistas de casos extremos, e de jovens de origens menos privilegiadas que trabalham como cuidadores.

Os personagens inspirados em Stéphane Benhamou e de Daoud Tatou, criadores de "Le Silence des Justes" e da "Le Relais IDF" respectivamente, logo no início do filme transitam por espaços públicos - ruas movimentas ou estação de metrô - para socorrerem dois integrantes da associação. A forma afetiva e cuidadora que ambos se apresentam para estes adolescentes será o motriz de toda narrativa, numa forma de exaltá-los como um dos únicos defensores destes pacientes rejeitados por outras instituições.  

Com uma abordagem de cunho social sobre os abismos e as dificuldades para ingressarem paulatinamente estes jovens autistas na sociedade através de mecanismos 'fora da caixinha' (patinação no gelo ou contato com animais), "Mais que especiais" sensibiliza e contagia para a reflexão desse tema visto com pouca frequência nas telonas. 

Por meio de um ritmo bem construído, a trama desenvolve-se em transparecer outros métodos de abordagem com pacientes autistas. Ao invés do confinamento à base de inúmeros remédios, vislumbra-se a busca por socialização e reconhecimento das pequenas vitórias de cada um.  

"Mais que especiais",  ilumina em como a união de toda uma comunidade em prol de um bem comum desperta potencialidades de pessoas esquecidas e rejeitadas, e como isso possibilita meditar sobre uma sociedade mais inclusiva e solidária.

CineBliss****

*Cinemas nas cidades de: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Recife, Florianópolis, Santos e Niterói.


Ficha técnica: 

Mais que especiais (Hors Normes)
França, 2019
Direção: Olivier Nakache e Éric Toledano
Roteiro: Olivier Nakache e Éric Toledano
Elenco: Vincent Cassel, Reda Kateb, Hélène Vincent

Comentários