Cabíria Festival começa hoje com uma programação on-line e gratuita


Em sua segunda edição, o Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual, começa hoje com o mesmo propósito de incentivar à diversidade e contemplar a representatividade de mulheres no audiovisual. O evento será gratuito e  realizado em formato completamente on-line por conta da pandemia do COVID-19. O festival que ocorrerá até o dia 29 de novembro, conta em sua programação com um total de 35 filmes e 22 microfilmes, além de painéis, oficinas, masterclass e debates. 

A cineasta homenageada de 2020 é a Patrícia Ferreira Pará Yapy, indígena da etnia Mbyá-Guarari, com uma mostra especial de 11 títulos. Também integra a seleção a Mostra Imaginários Possíveis, uma dupla de microfilmes que diariamente, às 18:00, exibirá microfilmes de todo Brasil, com temáticas variadas através do site Hysteria. 

Com o tema "Imaginários possíveis, rupturas em processo", a curadoria busca estimular a diversidade no campo do audiovisual e quebrar barreiras em relação à processos históricos de violência e silenciamento de grupos com pouca representatividade tanto na área quanto na sociedade, permitindo à estes expressarem suas subjetividades nas telas.

Para acompanhar toda programação dos longas e médias-metragens basta fazer um cadastro simples na plataforma Videocamp, e para os curtas o acesso acontecerá pelo Cardume . Os debates e masterclasses  poderão ser conferidos através das lives no canal do Youtube

Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual, é uma extensão do Cabíria Prêmio de Roteiros, que desde 2015 proporciona um espaço para narrativas escritas e protagonizadas por mulheres. Em 2020, o festival contou com mais de 250 inscrições nas categorias de ficção, piloto de série documental e ficcional. 

Dentre os destaques do evento estão as exibições do filme argelino "Papicha", de Mounia Meddour, na sexta-feira (19/11), às 21h00, no canal do YouTube Telecine, os longas-metragens brasileiros "Até o fim", de Glenda Nicácio e Ary Rosa, no sábado (21/11), às 21h00, e "Um dia com Jerusa", de Viviane Ferreira, no sábado (28/11), às 21h00, e também o título da Costa Rica "O despertar das formigas", de Antonella Sudasassi, na sexta-feira (27/11), às 21h00. Todos os filmes serão exibidos na plataforma Videocamp, com exceção do primeiro. Para conferir toda programação basta acessar o site do festival: Cabíria Festival

Comentários