"Caramelo" desenha um acolhedor universo feminino frente às adversidades da vida




O blog CineBliss no compasso de apresentar obras que destacam as especificidades femininas através da "Jornada pelo cinema dirigido por Mulheres", destaca esta semana o filme "Caramelo" (2007), da diretora árabe Nadine Labaki, responsável por outros títulos notáveis tais como "E agora, para onde vamos?" (2011) e "Cafarnaum" (2018), o último prestigiado em Cannes em 2018 com o Prêmio do Júri.

Neste seu primeiro longa-metragem, a cineasta que também é a atriz principal interpreta Layale, a dona de um salão de beleza em Beirute, e empregadora de duas funcionárias Nisrine (Yasmine Elmasri) e Rima (Joanna Moukarzel). As três personagens junto da amiga Jamale (Gisèle Aouad) e da costureira Rose (Sihame Haddad), encabeçam um mergulho pela jornada da vida emocional feminina frente às certas adversidades da vida. Cada uma delas têm incrustado em seus âmagos desejos reprimidos, amores frustrados, receios ou sonhos, que são acolhidos com afeto e companheirismo no espaço dedicado ao embelezamento físico.

A sutileza e a delicadeza com a qual a diretora vai desenhando as peculiaridades deste universo oprimido e vulnerável, demonstra sua segurança em expor certos aspectos das mulheres que na maioria das vezes não encontra espaço nas narrativas cinematográficas. Dois exemplos nítidos são: o caso da personagem Jamale em dificuldade de assumir a menopausa, e o outro é de Rose, em seu despertar para o amor em plena terceira idade.

Neste mesmo contexto, a protagonista Layale também encontra-se imersa em um conflito. Especificamente em seu caso é o amoroso, que ao mesmo tempo que lhe pulsa a vida, lhe arrebata desilusões. Essa situação provavelmente já vivenciada por muitas mulheres, gera um simpático processo de identificação por parte do público feminino com a personagem. Essa dona de salão de beleza mesmo morando com os pais, incorpora aspectos de uma mulher independente financeiramente, porém seu enclausuramento afetivo, a priva de mirar para outros horizontes.

Se toda atenção é voltada para as inquietações e desejos femininos, estes não são explorados em um ambiente privado - como acontece geralmente em narrativas cinematográficas protagonizadas por mulheres, - mas, sim, em um espaço público de trabalho. Mesmo que seja este um salão de beleza onde geralmente é considerado um ambiente feminino.

A narrativa deliberadamente centrada na representação da mulher em meio à uma sociedade construída na tradição do sistema patriarcal, busca impulsionar a profundidade de dramas e conflitos que cercam as trajetórias dessas personagens, sem direcioná-las para os tão frequentes papéis de arranjos domésticos, mas sim em suas intimidades. Tudo nutrido por muito bom humor, sensualidade e companheirismo.

CineBliss*****
É possível assistir "Caramelo" gratuitamente no canal do YouTube com legenda em português.

Ficha técnica:

Caramelo (Sukkar Banat)
2007, França
Direção: Nadine Labaki
Roteiro: Jihad Hojeily, Nadine Labaki, Rodney El Haddad
Produção: Anne-Dominique Toussaint
Fotografia: Yves Sehnaoui
Elenco: Nadine Labaki, Yasmine Elmasri, Joanna Moukarzel, Gisèle Aouad, Sihame Haddad

Comentários