"Clube Zero" contextualiza os dispositivos de persuasão dentro de instituições supostamente seguras

 

A diretora austríaca Jessica Hausner provoca novamente o espectador com o lançamento hoje nos cinemas do Brasil de seu mais recente trabalho "Clube Zero"(2023), integrante da seleção Oficial do Festival de Cannes do ano passado. Se com "Little-Joe: A flor da felicidade"(2019), ela já destinava sua narrativa para questões relacionadas ao ato de persuadir, em sua nova obra tal assunto é dramatizado em suas profundezas e experimentado ao extremo. 

Para tal, tem-se uma recém contratada professora Miss Novak (Mia Wasikowska), cuja disciplina em uma escola privada de classe social alta envolve trazer consciência aos adolescentes no ato de comer. Em suas reuniões com o grupo, ela apresenta fatores positivos em alimentar-se menos tanto em aspectos da saúde do corpo quanto para o meio ambiente. Porém, tais condutas ao serem encaradas com seriedade por parte dos jovens permite que uma lacuna para abusos e controle da docente sejam expressos. 

Cada um dos adolescentes imersos em suas inseguranças por conta da idade e da ausência familiar que vêem-se mais focados em si e em seus trabalhos do que no acolhimento de seus filhos, olham para Miss Novak como uma substituta no oferecimento de afeto e confiança. 

Com um ruído frequente que alude para uma sensação de desconforto, observa-se no longa-metragem a construção da hierarquia de uma professora frente a adolescentes carentes. A atitude em si, seduzida pelo discurso de uma seita espiritual é imposta por meio de uma ordem disciplinadora que perpassa os controles das instituições supostamente 'seguras', no caso a escola e a família. 
 
Sem sombra de dúvida, "Clube Zero" ao dar vazão para um aspecto tão atual da sociedade ocidental através da conduta de persuasão em mentes ainda em grau de desenvolvimento, acende um sinal de atenção com relação às influências aos quais os jovens de hoje estão sendo submetidos e o quanto os pais e a escola estão "antenados" nessas interferências.
CineBliss****
 



Ficha técnica: 

Clube Zero (Club Zero) 
Reino Unido, Alemanha, Áustria, Catar, Dinamarca, França, 2023 
Direção: Jessica Hausner
Roteiro: Jessica Hausner, Géraldine Bajard
Elenco: Mia Wasikowska, Sidse Babett Knudsen, Amir El-Masry, Camilla Rutherford, Amanda Lawrence

Comentários