Recomendações do CineBliss para as estreias no cinema desta semana


1- As invisíveis (Les invisibles)

Para quem não curte a folia de Carnaval a dica é aproveitar ao máximo os lançamentos no cinema e, uma das estreias amanhã (20) é a comédia francesa "As invisíveis" (2019), do diretor Louis-Julien Petit. Nutrida de ingredientes do universo feminino, a história é centrada na jornada de quatro assistentes sociais interpretadas pelas atrizes Audrey Lamy, Corinne Masiero, Noémie Lvovsky e Déborah Lukumuena, quando recebem o ultimato da prefeitura de fechamento do abrigo para mulheres sem-teto.

À partir dessa decisão, as quatro buscam de todas formas ajudarem essas mulheres marginalizadas pela sociedade para que possam encontrar meios de subverterem a situação e conseguirem caminhar sozinhas. Uma das soluções vislumbradas se dá por meio do estímulo à essas sem-tetos de despertarem para seus potenciais.

Adaptado do livro "Sur la route des invisibles" de Claire Lajeunie, o filme conquista a audiência tanto pelas cenas divertidas quanto pela carga dramática e emocionante dessa realidade tão cruel. Vale destacar que as mulheres sem-tetos apresentadas na narrativa não são atrizes, mas sim, ex-moradoras de rua que atualmente encontram-se reintegradas no meio social. 

2- Maria e João - O conto das bruxas (Gretel and Hansel)


O famoso conto dos irmãos Grimm, João e Maria, chega às telas do cinema amanhã (20) com o título "Maria e João - O conto das bruxas", do diretor Oz Perkins. Nessa versão repaginada, os irmãos Maria (Sophia Lillis) e João (Sammy Leakey) encontram-se inseridos em um período de escassez. Para suprirem a fome, os dois saem de casa e adentram à floresta em busca de comida.

Nesse local um tanto quanto sombrio e misterioso, eles avistam uma bela cabana da senhora Holda (Alice Krige). Surpreendidos num primeiro momento pela abundância de alimentos, eles logo observam que nem tudo é o que parece ser e precisam lutar com todas as forças para conseguirem escapar dessa prisão. 


3- O jovem Ahmed (Le jeune Ahmed)


Os renomados diretores belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, responsáveis pelas renomadas obras cinematográficas "A criança" (2005) e "Dois dias, uma noite" (2014), lançam amanhã (20) nos cinemas o mais recente filme "O jovem Ahmed" (2019), que logrou no último Festival de Cannes o prêmio de Melhor Direção.

O drama situado na Bélgica, centraliza a narrativa no personagem-título Ahmed (Idir Ben Addi), um adolescente muçulmano de 13 anos, que influenciado pelas palavras de um imã local e pelos passos de um primo extremista, decidi interpretar de maneira radical o Alcorão, livro sagrado do islamismo. Dominado por essa devoção religiosa extrema, Ahmed vê a figura de sua professora (Claire Bodson) como uma inimiga por acreditar que ela comete pecado ao querer ministrar aulas de árabe sem utilizar o Alcorão. Dessa forma, o jovem elabora um plano para assassiná-la.

Por meio de uma câmera grudada no personagem Ahmed, a audiência acompanha o rito de passagem desse jovem que só tem olhos para a religião islâmica e como esse fato constrói abismos quanto às relações afetivas de seu entorno.

Comentários